Ano letivo 2019/2020

Aula Magna - Lisboa



E para encerrar o nosso 1ºPeríodo fomos ver um belo Circo à Aula Magna em Lisboa, é um anfiteatro que leva cerca de 1664 pessoas. Gostámos muito...

O Pequeno Trevo...


Somos iguais... somos diferentes...
É uma história sobre um pequeno trevo que nasceu diferente, porque em vez de três folhas, tinha quatro e vivia muito triste. Sendo diferente, todas as pessoas e animais o olhavam com desprezo e ninguém queria ser seu amigo.
Um dia, surge um menino e tudo muda...

É uma história muito bonita que permitiu mostrar aos alunos que não somos todos iguais e que não devemos desprezar ninguém só porque é diferente.
A autora do história/livro é Ana Cristina Luz, a canção está à vossa disposição num link do nosso blog, à vossa direita.

As nossas experiências...


A Luz:
Aprendemos com esta experiência que:
-Os materiais transparentes deixam-se atravessar pela luz;
-Os corpos opacos não se deixam atravessar pela luz, logo estes projectam a sua sombra;
-Quando a luz passa de um meio transparente para outro, muda de direcção;

As nossas experiências...


A Vibração do Tímpano:
Primeiro cortámos a cabeça de um balão (deitámos fora), depois colocámos o balão bem esticadinho no gargalo de um frasco. De seguida, em cima do balão metemos pedacinhos de salsa, e batemos palmas com muita força. Os pedacinhos de salsa mexeram-se (pareciam pulguinhas).
Concluímos que a vibração do som (palmas) é que fez a salsa mexer, porque fez vibrar o nosso "tímpano " feito com balão (o tímpano é uma pequena membrana dentro do nosso ouvido que vibra com o som).

As nossas experiências...


O RX do Ovo:
Pega-se no ovo e vai-se rodando de 5 em 5 segundos sobre a chama. Depois coloca-se o ovo dentro de uma taça com água. Dentro de água, na zona preta do ovo consegue-se ver o interior, ou seja fizemos o RX do ovo.

São Martinho...

Teatro da Maria Castanha:



Além do magusto que fizemos com todos os meninos, professores e auxiliares da escola, também fomos apresentar o teatro da Maria Castanha a uma turma do 1ºano, a uma do 2º ano e a uma do 4ºano. Gostámos muito...esperamos repetir.

As nossas experiências...



"Porquê que os peixes flutuam?":
Primeiro metemos um berlinde na água (foi logo ao fundo), depois metemos um berlinde dentro de um balão com pouco ar e outro num balão com muito ar, fechámos bem e colocámos os balões com os berlindes na água.
Os berlindes dentro dos balões flutuam, e o berlinde que estava no balão com mais ar, flutuou ainda mais.
Concluímos que o ar ajuda os seres e objectos a flutuar.

As nossas experiências...



Ver a pulsação:

Primeiro mastigámos uma pastilha durante alguns minutos, depois fizemos uma bolinha com ela e espetámos nela um palito. De seguida colocámos a bolinha no pulso na direcção do polegar. Imediatamente o palito começou a mexer.
Concluímos que o palito mexe porque "sente" a nossa pulsação.