Ano letivo 2019/2020

A Biodiversidade da nossa escola...

Durante o 2º Período (Inverno):



Sólidos geométricos...


Somos muito habilidosos...

Ovos de Codorniz, de galinha e de ganso...


Codorniz:

Os ovos têm cerca de 1/3 do tamanho de um ovo de galinha. Esta ave nidifica no solo, em áreas bem providas de vegetação. Cada codorniz coloca em média sete a doze ovos e a incubação dura entre 16 a 21 dias.

Ganso:

O ganso é um defensor da propriedade, e apesar de ser uma ave, faz frente a qualquer intruso que apareça, independentemente de seu tamanho. Os humanos não estão imunes aos ataques destes animais, que grasnam furiosamente enquanto não repelirem o intruso.
A sua vida é feita ao ar livre e em bando, comendo tudo o que lhes apareça, sejam caracóis ou minhocas, passando por erva, milho e rações próprias.
A mãe ganso choca cerca de 6 ovos, durante 30 dias.

As nossas experiências...



O ovo de borracha:
Num pequeno boião colocámos vinagre e depois o ovo, deixámos o ovo dentro do vinagre durante 1 semana.
Ao fim de uma semana, a casquinha do ovo tinha desaparecido e o ovo parecia de borracha.

As nossas experiências...



Explosão de cores:

Num prato coloca-se: um pouco de leite (deixa-se repousar 1 minuto), de seguida pinga-se algumas gotas de corante, as cores dos corantes não devem ficar perto umas das outras. Depois molha-se a ponta de um palito em detergente e deixa-se cair uma gota de detergente em cada mancha de tinta. E assim acontece a nossa explosão de cores (também podemos "passear" com o palito através das cores criando diversas misturas).

As nossas experiências...


Porque é que a Lua não cai?

A força da gravidade puxa todos os objectos na vertical para baixo em direcção ao centro da Terra. E a Lua também está sujeita à força da gravidade, mas então porque é que a Lua não cai sobre a Terra?
Concluímos com a nossa experiência que quando giramos o copo com água ou outro objecto no ar, eles não caem, porque estamos a exercer uma força que vai contrariar a da gravidade, é por isso que a Lua não cai, porque está sempre em movimento.

Curiosidade: A Lua gira em volta da Terra, demorando 27 dias, 7 horas e 43 minutos a dar uma volta completa, e move-se a quase 4000 Km por hora.