Ano letivo 2019/2020

ANO DO MORCEGO


2011 e 2012 são Anos do Morcego, e em prol da defesa dos únicos mamíferos voadores existentes no planeta, a nossa turma fez esta pesquisa sobre estes animais, para podermos sensibilizar a todos sobre a importância desta espécie, no mundo existem cerca de 1200 espécies de morcegos, cerca de metade das quais se encontra ameaçada de extinção.
Apesar de os morcegos serem protegidos por legislação nacional e internacional, passam por momentos difíceis. A perda do seu habitat, os pesticidas, e a matança indiscriminada de grande número deles estão a reduzir o seu total de milhões para milhares, e levando algumas espécies à extinção.
Os morcegos são animais extraordinários da família dos quirópteros, e, ainda que muitas vezes incompreendidos, são parte fundamental dos nossos ecossistemas, sendo por isso muito importantes para nós.
Eles polinizam várias árvores frutíferas e comem milhares de insetos noturnos, sendo por isso os melhores "inseticidas naturais" pois controlam a proliferação de insetos, um morcego insetívoro de apenas 4 gramas pode devorar até 200 insetos em uma única noite.
Além disso, são os mais eficientes dispersores de sementes, pois chegam a transportar aproximadamente 500 sementes de plantas típicas de florestas.
Os carnívoros são importantes no controle das populações de pequenos vertebrados, inclusive de pequenos morcegos e os piscívoros, de pequenos peixes.
Os morcegos gostam de lugares que não sejam muito quentes nem muito frios, são encontrados em todos os continentes com exceção da Antártica, não costumam viver em ilhas que estão longe dos continentes, preferem viver em lugares escuros, dormem de cabeça para baixo nas paredes das grutas e podem hibernar quando chega o frio, por isso, durante os meses quentes do ano, acumulam grandes quantidades de gordura, para no inverno manter a temperatura dos seus corpos.
Os morcegos não são todos iguais. Em Portugal existem atualmente 27 espécies destes mamíferos voadores, que variam muito no tamanho, aparência, comportamento e noutros aspetos da sua biologia, mas tal como no resto da Europa, as populações de muitas das nossas espécies têm vindo a diminuir, havendo em Portugal 9 em perigo de Extinção.
http://www.gesmo.org/Morcegos.htm
A maior espécie de Portugal é o Morcego-Arborícola-gigante. Podem atingir de uma ponta da asa à outra cerca de 40 centímetros.
http://umdiadecampo.blogspot.com/
Os mais pequenos são: o morcego-anão e o morcego pigmeu.
O maior morcego do mundo é a Raposa Voadora. Tem esse nome porque a cara e a pelagem são parecidas com as de uma raposa. É encontrado na Ásia e vive em bandos. Ficam no alto de árvores, esperando o entardecer para sair à procura de frutas.
A maioria dos morcegos estão ativos durante a noite, e apesar de terem boa visão noturna, utilizam principalmente o seu sistema de ecolocação que consiste na localização dos objetos e presas através dos ecos de ultrassons que emitem pela boca e pelo nariz.
A longevidade dos morcegos ronda os 4 ou 5 anos, mas algumas espécies chegam a viver cerca de 30 anos o que é surpreendente tendo em conta as suas pequenas dimensões.
Na Primavera dão à luz uma única cria, que cresce rapidamente e são alimentados com o leite da mãe.

Bibliografia Consultada:
Livro: Mamíferos - Na ponta dos seus dedos, Autor: Judy Nayer & Grace Goldberg.
Enciclopédia ilustrada: Como vivem os animais e Animais nossos amigos.
Sites Consultados:
http://www.wix.com/anodomorcego/icnb
http://www.morcegolivre.vet.br/
http://sotaodaines.chrome.pt/Sotao/morcego.html
http://morceguismos.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário