Ano letivo 2019/2020

Dia da amizade, do amor...

Neste dia, 14 de fevereiro, fomos à Biblioteca da nossa escola e ouvimos 3 histórias, uma contada pela representante dos pais da nossa turma (A história de amor de Pedro e Inês), depois uma linda história contada pela nossa professora (Gosto de ti) e por fim uma história contada pela bibliotecária (Bilhetinhos de namorados).

O amor de Pedro e Inês

Há muitos anos, no pequeno reino de Portugal, vivia um príncipe chamado Pedro.
Pedro cresceu até que seus pais lhe pediram para casar com a bela e doce Constança, e o belo casamento aconteceu.
Mas os príncipes não se amavam verdadeiramente como nos contos de fadas, pois Pedro não gostava verdadeiramente de Constança.
O príncipe amava Inês de Castro, uma aia de sua esposa que a tinha vindo acompanhar.
Os anos passaram e Constança estava cada vez mais triste, até que um dia morreu ao dar à luz um bebé chamado Fernando.
Depois de Constança morrer, Pedro e Inês ficaram juntos. Deste amor, nasceram quatro filhos, D. Afonso, D. Beatriz, D. Dinis e D. João.
O seu grande problema era D. Afonso IV não gostar de Inês. Por isso, a conselho dos seus homens, mandou executá-la, quando Pedro estava ausente.
Quando Pedro chegou a casa da sua caçada, encontrou o seu amor caído no chão, já sem vida.
D. Pedro ficou destroçado, mas nem por isso cruzou os braços. Mandou matar os assassinos e ordenou que fossem construídos dois túmulos magníficos, um para Inês e outro para quando ele morresse, que foram colocados no belo Mosteiro de Alcobaça.
D. Pedro I estava mais velho, até que chegou a sua hora.
E assim foi… Os dois amados puderam finalmente dormir o sono eterno, frente a frente, nos braços do belo e encantado Mosteiro de Alcobaça.

Gosto de Ti

Este livro identifica diferentes formas de gostar que se descobrem desde os primeiros anos de vida.
No dia em que o Hugo lhe disse que gostava mais dela que de qualquer outra pessoa no mundo, a Rosa ficou muito confusa. Como podia ele saber? Seria possível medir o Amor? Então isso queria dizer que o pai, a mãe e a avó não gostavam tanto dela como o Hugo? Depois de conversar com todos eles, a Rosa compreende por fim que o amor está no coração de todos aqueles que gostam de nós e que é impossível medi-lo.

Bilhetinhos de Namorados

«O que é um namorado? - Não sabes? Um namorado é...» e assim se inicia a história entre uma rapariga e um rapaz que partilham um com o outro a ideia que têm sobre os seus respetivos namorados.

1 comentário:

  1. Histórias contadas de maneira simples mas que ensinam muitas coisas. São uns felizardos.

    ResponderEliminar